‘Mudanças e Permanências’ é um trabalho realizado todos os anos com os alunos do 2º ano, mas, a cada novo ciclo, o enfoque do projeto muda. “Para 2012, escolhemos a transitoriedade do tempo, da História e da vida. Nosso objetivo é fazer com que os alunos transitem, conheçam, entendam e posicionem-se como elemento humano e social, pois percorrer caminhos e conquistar espaços faz parte da vida”, explica Mariana.
As relações no trânsito foram o foco do trabalho, que investigou e reconstitui a história dos meios de transporte através de diferentes áreas do conhecimento: da Poesia, passando pela Geografia e História até chegar na Arte. “Estivemos em espaços da cidade que reconstroem a vida de nossos antepassados, como o Arquivo Histórico, onde pudemos, também, refletir sobre postura, ética e alternativas ambientais; no trânsito tivemos o apoio da EPTC e através dele encontramos a Arte, com a obra ‘Os ciclistas’, de Iberê Camargo”, conta a professora.
Além de todo o conhecimento adquirido e vivenciado, os alunos, agora, atuam como agentes conscientizadores do trânsito, tanto na Escola quanto fora dela. A primeira atuação dos novos agentes aconteceu na semana de aniversário do João, quando outros estudantes foram incentivados a possuir uma postura mais segura e atenta no trânsito, seja como pedestre ou na carona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário