segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Semana premiada - Professoras do 2º ano do EF recebem prêmio da EPTC

O projeto ‘Mudanças e Permanências - Transitando pelo Tempo, pela História e pela Vida’, de autoria das professoras do 2º ano do EF, Letícia Zago, Mariana Montano e Silvana Meireles, conquistou o 1º lugar na categoria ‘Professores’ do ‘5º Prêmio Educação para o Trânsito da Empresa Pública de Transporte Coletivo’ (EPTC). A premiação acontece na terça-feira, 25 de setembro, às 9h, no Parque Harmonia. Conheça o projeto em: http://eptcpremio.blogspot.com.br/2012/09/v-premio-eptc-professor-1-colocado.html
‘Mudanças e Permanências’ é um trabalho realizado todos os anos com os alunos do 2º ano, mas, a cada novo ciclo, o enfoque do projeto muda. “Para 2012, escolhemos a transitoriedade do tempo, da História e da vida. Nosso objetivo é fazer com que os alunos transitem, conheçam, entendam e posicionem-se como elemento humano e social, pois percorrer caminhos e conquistar espaços faz parte da vida”, explica Mariana.
As relações no trânsito foram o foco do trabalho, que investigou e reconstitui a história dos meios de transporte através de diferentes áreas do conhecimento: da Poesia, passando pela Geografia e História até chegar na Arte. “Estivemos em espaços da cidade que reconstroem a vida de nossos antepassados, como o Arquivo Histórico, onde pudemos, também, refletir sobre postura, ética e alternativas ambientais; no trânsito tivemos o apoio da EPTC e através dele encontramos a Arte, com a obra ‘Os ciclistas’, de Iberê Camargo”, conta a professora.
Além de todo o conhecimento adquirido e vivenciado, os alunos, agora, atuam como agentes conscientizadores do trânsito, tanto na Escola quanto fora dela. A primeira atuação dos novos agentes aconteceu na semana de aniversário do João, quando outros estudantes foram incentivados a possuir uma postura mais segura e atenta no trânsito, seja como pedestre ou na carona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário