Edital


 CONCURSO N.º VI /2013



VI PRÊMIO EPTC DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO


1 - Preâmbulo


A Empresa Pública de Transporte e Circulação S.A. - EPTC, no uso de suas atribuições, torna público para conhecimento dos interessados que receberá as inscrições e os trabalhos, bem como a documentação exigida, das pessoas físicas e jurídicas, que estudem, trabalhem, ou seja, residentes no município de Porto Alegre e que desejem participar deste concurso nas suas categorias, conforme exigências estabelecidas neste Edital.

2 - REGULAMENTO


CAPÍTULO I

Do Prêmio

Art. 1.º - A Empresa Pública de Transporte e Circulação promoverá o VI Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito visando a estimular crianças, jovens e educadores das instituições de ensino, profissionais da comunicação, público em geral e empresas, todos situados no município de Porto Alegre, bem como funcionários da EPTC à adoção de comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano.

CAPÍTULO II

Das Categorias


Art. 2.º - Para a participação no VI Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito os interessados deverão efetuar suas inscrições em conformidade com as categorias abaixo.

I – Categoria Aluno – subdividida nas seguintes subcategorias:

a)    Subcategoria Alunos de Educação Infantil: Para alunos de Educação Infantil que apresentarem cartaz com desenho, pintura ou colagem em cartolina ou papel cartão, tamanho 66 cm x 50 cm, utilizando qualquer material permanente (tinta, lápis de cor, giz de cera) sobre o tema “Como me vejo no trânsito”;

b) Subcategoria Alunos de Educação Especial: Para alunos de educação especial que apresentarem trabalhos artísticos, desenhos, pinturas ou colagens no formato A4 (210 x 297 mm), Ofício 1 (216 x 355 mm), Ofício 2 (216 x 330 mm) ou A3 (297 x 410 mm) sobre o tema “Como me vejo no trânsito”;

c) Subcategoria Alunos do 1.º ao 4.º ano: Para alunos do 1.º ao 4.º ano que apresentarem trabalhos artísticos, desenhos, pinturas ou colagens no formato A4 (210 x 297 mm), Ofício 1 (216 x 355 mm), Ofício 2 (216 x 330 mm) ou A3 (297 x 410mm) sobre o tema “O Caminho para Minha Escola”;

d) Subcategoria Alunos do 5º ao 9º ano: Para alunos do 5.º ao 9.º ano que apresentarem letra de música com melodia (ritmo), contos ou história em quadrinhos sobre o tema “Trânsito de Porto Alegre: Eu curto eu cuido”, observado o limite mínimo de 25 (vinte e cinco) e máximo de 50 (cinqüenta) linhas para contos e de formatos A4 (210 x 297 mm), Ofício 1 (216 x 355 mm), Ofício 2 (216 x 330 mm) ou A3 (297 x 410mm) para histórias em quadrinhos;

e) Subcategoria Alunos do Ensino Médio: Para alunos de Ensino Médio que produzirem vídeos de no máximo 3 minutos, redação ou peça publicitária (slogan de campanha, folder, busdoor) sobre o tema “Trânsito de Porto Alegre: Conviver para Viver Melhor”. O vídeo deverá ser gravado no formato MPEG e entregue em CD/DVD. A redação deverá ser entregue em folha A4 (210 X 297 mm), observado o limite mínimo de 25 (vinte e cinco) e máximo de 50 (cinqüenta) linhas.

f) Subcategoria Alunos Universitários: Para estudantes de curso de graduação e pós-graduação que desenvolvam ou tenham desenvolvido trabalhos acadêmicos na área de trânsito, tais como artigos ou projeto de pesquisa (ainda não publicados).

 
II – Categoria Professores: Para professores de instituições públicas ou particulares que tenham desenvolvido projetos educativos sobre o tema educação para o trânsito nos anos de 2012 e/ou 2013.


III – Categoria Imprensa: Para profissionais de jornais, revistas, rádio, televisão e internet que tenham produzido reportagens ou séries de reportagens sobre trânsito de Porto Alegre, veiculadas nos anos de 2012 e/ou 2013.

IV - Categoria Público em Geral: Para pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos, residentes no município de Porto Alegre, e que não tenham trabalhos contemplados nas demais categorias, que apresentarem poesias, textos ou paródias sobre o tema “Álcool e Direção: uma combinação perigosa”. O trabalho deve ser entregue em folhas padrão A4, em fonte Arial (tamanho 12), com espaçamento entre linhas equivalente a 1,5 linhas.

V – Categoria Empresas: Para empresas que promoveram programas ou projetos de educação para o trânsito nos anos de 2012 e / ou 2013, vedada a participação de órgãos da Administração pública Municipal direta e indireta, órgãos componentes do sistema nacional de trânsito, bem como Institutos e ONGs que trabalhem diretamente com o tema trânsito. Os trabalhos inscritos nesta categoria devem ter sido executados ou estar em execução.

VI – Categoria Servidor da EPTC: Para funcionários da EPTC que apresentarem Textos, Artigos, poesias ou slogans sobre o tema: “Eu, funcionário  da EPTC, o que posso fazer para melhorar o trânsito de Porto Alegre?”. O trabalho deve ser entregue em folha padrão A4, em fonte Arial (tamanho 12), com o espaçamento entre linhas equivalente a 1,5.  Produzido nos anos 2012 e/ou 2013. O funcionário deverá comprovar o vínculo com a EPTC através de matrícula, durante a vigência do concurso.
Fica vedada a participação dos funcionários das Coordenações de Educação para a Mobilidade e Comunicação, da Empresa Pública de Transporte e Circulação, bem como de seus familiares até o 3.º grau de parentesco em linha reta e/ ou colateral.

Parágrafo Único. Todos os trabalhos apresentados deverão adotar a concepção de trânsito como um direito de todos ou de conhecimento relacionados a situações de risco, seja por fenômenos naturais ou mecânicos, seja por aspectos psicológicos ou culturais.

CAPÍTULO III

Dos procedimentos


Art. 3.º - As inscrições serão recebidas pela EPTC para triagem, avaliação e julgamento, no período de 14/05/2013 à 16/08/2013, na Avenida Érico Veríssimo, n° 100, Bairro Menino Deus, Porto Alegre/RS, CEP 90160-181.


CAPÍTULO IV

Da Premiação


Art. 4.º - Todos os autores dos trabalhos individuais enviados receberão certificados de participação, por meio eletrônico. Os trabalhos elaborados de forma coletiva receberão um único certificado.

§ 1º - Os trabalhos premiados em 1º lugar de cada categoria e subcategoria receberão a seguinte premiação:

- 1.º Lugar na Categoria Alunos de Educação Infantil: A turma do aluno vencedor ganhará 01 Passaporte para Parque de Diversões;

- 1.º Lugar na Categoria Alunos de Educação Especial: A turma do aluno vencedor ganhará 01 Passeio na Linha Turismo;

- 1.º Lugar na Categoria Alunos do 1.º ao 2.º ano: A turma do aluno vencedor ganhará 01 Passaporte para Parque de Diversões;

- 1.º Lugar na Categoria Alunos do 3.º ao 4.º ano: A turma do aluno vencedor ganhará 01 Passeio ao Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul;

- 1.º Lugar na Categoria Alunos do 5.º ao 6.º ano: A turma do aluno vencedor ganhará 01 Passeio ao Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul;

- 1.º Lugar na Categoria Alunos do 7.º ao 9.º ano: A turma do aluno vencedor ganhará 01 Passeio no Barco Cisne Branco;

- 1.º Lugar na Categoria Alunos do Ensino Médio: A turma do aluno vencedor ganhará 01 Passeio no Barco Cisne Branco;

- 1.º Lugar nas Categorias Professores, Alunos Universitários, Imprensa, Público em Geral e Funcionários EPTC: 01 Tablet (para cada categoria) com tela de 10,1 polegadas, 3G, Android 4.0, processador Quad Core de 1.4 GHz, Câmara de 5 MP, Memória Interna 16GB ou equipamento superior;

- 2.º Lugar nas Categorias Professores, Alunos Universitários, Imprensa, Público em Geral e Funcionários EPTC: 01 Filmadora Digital Fhull HD (para cada categoria) com cartão 8 Gb, estabilizador de imagem, monitor LCD de no mínimo 2,7 polegadas, USB, HDMI, zoom óptico de no mínimo 30x, bateria recarregável ou equipamento superior;

- 3.º Lugar nas Categorias Professores, Alunos Universitários, Imprensa, Público em Geral e Funcionários EPTC: 01 Câmera Fotográfica Digital 3D(para cada categoria) com resolução de 18 Megapixels ou superior, visor LCD, Foto Panorâmica, filma Full HD, Cartão de memória de 8 GB ou superior, mínimo de 10x de zoom óptico e flash embutido, bateria recarregável ou equipamento superior;
- Na Categoria Empresa: os trabalhos classificados em 1.º, 2.º e 3.º Lugar receberão Placa de Homenagem;

§ 2.º - Os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares na Categoria Alunos, receberão medalhas (alunos) e troféus (turma).
§ 3.º - Além da premiação referida no § 1.º, os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3° lugares nas Categorias Aluno Universitários, Professor, Profissionais da Comunicação, Público em Geral e Funcionário da EPTC, receberão placa de homenagem.

 § 4.º - A instituição de ensino com o maior número de trabalhos inscritos receberá placa de homenagem, as demais receberão Certificados de Participação.
§ 5.º - A escola que tiver a melhor torcida no dia da solenidade será premiada com um troféu. A referida escolha será realizada por uma Comissão Julgadora, durante a solenidade de premiação, sendo considerados quesitos como maior n.º de participantes, criatividade, animação, dentre outros. A avaliação ocorrerá desde o momento de chegada ao local do evento até a entrega do prêmio das respectivas escolas.

CAPÍTULO V

Da Comissão Julgadora


Art. 5.º - A Comissão Julgadora será composta por no mínimo três e no máximo cinco membros, sendo estes especialistas na área de trânsito, professores, representantes da comunidade com atividades ligadas ao trânsito, profissionais de comunicação, agentes de fiscalização de trânsito, dentre outros.

§ 1º - A participação na Comissão Julgadora é de caráter meramente honorífico, não ensejando qualquer forma ou espécie de remuneração.
§ 2º - A coordenação da Comissão Julgadora ficará a cargo de representante da Empresa Pública de Transporte e Circulação.

CAPÍTULO - VI

Do Julgamento


Art. 6.º - Os trabalhos das Categorias Alunos de Educação Infantil, Alunos de Educação Especial, Alunos do 1.º ao 4.º ano, Alunos do 5.º ao 9.º ano e Alunos do Ensino Médio serão avaliados segundo critérios de adequação ao tema (I), clareza e objetividade (II), criatividade e originalidade (III) e finalidade (IV).

Art. 7.º - Os trabalhos da Categoria Aluno Universitário serão avaliados segundo critérios de adequação ao tema (I), clareza e objetividade (II), respeito às regras gramaticais (III) e finalidade (IV).

Art. 8.º - Os trabalhos das Categorias Professor e Profissionais da Comunicação serão avaliados segundo critérios de clareza e objetividade (I), criatividade (II), finalidade (III) e ineditismo (IV).

Art. 9.º - Os trabalhos da Categoria Público em Geral e Funcionários da EPTC serão avaliados segundo critérios de clareza e objetividade (I), criatividade (II) e finalidade (III).

Art. 10 - Os trabalhos de redação deverão ser apresentados em português de acordo com as regras gramaticais vigentes.

Art. 11 - As obras inéditas deverão ser redigidas em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como serem apresentados em folhas padrão A4 (210 x 297 mm), utilizando fonte Arial tamanho 12, espaçamento entre linhas equivalente a 1,5 linhas.

Parágrafo Único. Todos os trabalhos apresentados deverão adotar a concepção de trânsito como um direito de todos em consonância ao estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro - CTB, Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997.


CAPÍTULO VII
Das Disposições Gerais

Art. 12 - As inscrições para o VI Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito ocorrerão no período de 14/05/2013 a 16/08/2013, sendo ainda considerados como inscritos os trabalhos recebidos posteriormente a 16 de agosto de 2013, mas com carimbo de postagem ou protocolo efetuado até a referida data.

Parágrafo Único - Não serão aceitas inscrições fora do prazo, sendo os trabalhos desclassificados automaticamente.

Art. 13 - Os trabalhos deverão ser encaminhados à EPTC, na Avenida Érico Veríssimo, n° 100, Bairro Menino Deus, Porto Alegre/RS, CEP 90160-181, em envelope ou pacote fechado, com os dizeres “VI Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito”, informando ainda a categoria/subcategoria em que deverá ser inscrito.

.
Art. 14 - Juntamente com o trabalho, o concorrente enviará sua ficha de inscrição, conforme Anexo I do edital, devidamente preenchida e, caso necessário, acompanhada pela lista de chamada da turma.

§ 1.º - O não preenchimento dos campos obrigatórios da ficha de inscrição acarretará desclassificação do trabalho;
§ 2.º - Nas categorias ou subcategorias que admitam participação coletiva, a equipe (turma) deverá indicar, na ficha de inscrição, o nome do professor orientador que irá representar a equipe para fins de contato e premiação, bem como apresentar a lista de chamada da turma;
§ 3.º - Em caso de inscrição de mais de um trabalho do mesmo concorrente (Professor) ou turma, observado o limite máximo de 02 (dois) trabalhos por professor e profissionais de comunicação e 05 (cinco) trabalhos por turma, cada trabalho deverá ser enviado em envelope separado, acompanhado de toda a documentação exigida neste regulamento;
§ 4.º - Os trabalhos inscritos poderão concorrer somente em uma categoria;
§ 5.º - Todos os trabalhos encaminhados, inclusive dos vencedores, não serão devolvidos aos seus respectivos autores, os quais, desde já, cedem à EPTC os direitos autorais e patrimoniais de publicação, permitindo sua reprodução parcial e/ou integral.
§ 6.º - Os trabalhos enviados deverão ser de autoria do(s) participante(s), sendo que a veracidade de tal informação será de exclusiva responsabilidade do(s) participante(s);
§ 7.º - Os trabalhos que tiverem qualquer tipo de identificação (nome, logotipo, carimbo ou qualquer outra forma de identificação da instituição de ensino) estarão automaticamente desclassificados, exceto nas categorias Alunos Universitários, Profissionais da Comunicação, Empresas e Funcionários EPTC.
§ 8º Caso os trabalhos apresentados em determinada categoria não se enquadrem nos padrões exigidos ou não apresentem os requisitos técnicos considerados como suficientes, conforme consta no edital, a Comissão Julgadora poderá decidir pela não premiação desta categoria.

Art. 15 – A divulgação dos resultados da premiação poderá se dar no Diário Oficial ou jornais do Município de Porto Alegre, contato telefônico, e-mail ou fax. As informações acerca da classificação dos 1º, 2º e 3º colocados serão conhecidas na data de solenidade de premiação.

Art. 16 - O envio dos trabalhos representará o reconhecimento e a aceitação das normas deste regulamento, significando também a autorização para sua publicação, uso e divulgação por parte da Empresa Pública de Transporte e Circulação, sem que isso implique em qualquer tipo de remuneração ou compensação para seus autores.

Parágrafo Único - Todos os trabalhos inscritos poderão ser expostos, veiculados e reproduzidos, sob qualquer forma, em programas e eventos de interesse da Empresa Pública de Transporte e Circulação, respeitado o conteúdo essencial do trabalho, garantida a citação da fonte e a identificação do autor.

Art. 17 - A responsabilidade pela divulgação das etapas do presente Concurso será da Coordenação de Educação para Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação.

§ 1.º - A solenidade de entrega das premiações será realizada no dia 10/10/2013.
§ 2.º - Caso necessário, poderá ser solicitada aos participantes a apresentação de documentos comprobatórios de residência ou de inscrição em instituições de ensino sediadas no município de Porto Alegre.


Disposições Finais

Art. 18 - Eventuais casos omissos neste regulamento serão analisados pela Comissão Julgadora, que dará parecer final sobre a questão, não cabendo recursos, a qualquer título, sobre a decisão proferida pela Comissão.

Art. 19 - Fica vedada a participação de funcionários das Coordenações de Educação para a Mobilidade e Comunicação da Empresa Pública de Transporte e Circulação, bem como os membros da Comissão Julgadora e seus familiares até o 3.º grau de parentesco em linha reta e/ ou colateral.

Art. 20 - Eventuais dúvidas relacionadas ao presente Concurso e ao seu regulamento podem ser esclarecidas através do e-mail: educ@eptc.prefpoa.com.br




________________________________________________
VANDERLEI CAPPELLARI
Diretor Presidente da EPTC
 


ANEXO I


SEXTO PRÊMIO EPTC DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO


*Nome _________________________________________________

CI ou CPF: ________________                          Órgão Expedidor: _________

*Endereço: ________________________________ Bairro:_______________

*Cidade____________________________

UF_______________ CEP________________

*Telefone Fixo: _______________          Telefone Móvel: ________________

*E-mail_________________________________

*Estabelecimento de ensino/ Empresa/ Profissionais da Comunicação/Funcionários EPTC _________________________________________________

CATEGORIA:
(     ) Aluno Educação Infantil
(     ) Aluno Educação Especial
(     ) Aluno 1º ao 2º ano
(     ) Aluno 3º ao 4º ano
(     ) Aluno 5º ao 6º ano
(     ) Aluno 7º ao 9º ano
(     ) Aluno Ensino Médio
(     ) Aluno Ensino Superior
(     ) Empresa
(     ) Funcionários EPTC
(     ) Professor
(     ) Profissionais da Comunicação
(     ) Público em Geral

TRABALHO:
(     ) Equipe
(     ) Individual

TIPO DE TRABALHO:
(     ) Artigos ou  projetos educativos  ou de pesquisa  sobre o tema trânsito
(     ) Letras de música com melodia (ritmo), contos ou  história em quadrinhos
(     ) Poesia, textos, paródia 
(     ) Reportagens ou série de reportagens
(     ) Slogan
(     ) Trabalhos artísticos: pinturas, colagens ou desenhos
(     ) Vídeo 3 minutos, redação ou peça publicitária (slogan de campanha, folder, busdoor)

*Nome do responsável: ______________________________________________

*Telefone Fixo: _______________ Telefone Móvel: ________________

*E- mail:___________________________
(*) campo de preenchimento obrigatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário